O regresso à escola, voltar a estar com os colegas, com os professores e com as assistentes operacionais, poder brincar no pátio, correr e rir deve ser, para cada uma das crianças, um momento muito marcante nas suas vidas. Imaginamos a diversidade de emoções que se poderão encontrar entre elas.

Os meninos da escola Cesário Verde já conheciam a instalação Arbor porque todos a viram na biblioteca antes de irmos para confinamento, em março passado, e termos sido privados de trabalhar fisicamente em conjunto. Por essa altura, os alunos intervieram na instalação, sem passar pelo artefacto, como foi publicado então.
 
Agora todos os alunos passaram por lá e colaboraram na obra coletiva que hoje vos mostramos.
As professoras escolheram o tema: OS AFETOS.
 
Previamente, cada turma elaborou uma composição visual que foi utilizada como fundo do ecrã da "árvores de palavras".
Cada aluno registou uma emoção e escreveu-a na Arbor.
 
O resultado pode ser apreciado em cada uma das imagens finais, que representa o conjunto de emoções sentidas na turma, num momento.
Durante a interação com a instalação, a turma acompanhava, no projetor da sala, o surgimento das palavras na "Árvore das Palavras" à medida que os colegas, dois a dois, escreviam na "Àrvore das Letras", na Biblioteca da Escola. 
 
Em tempo de pandemia, em que o contacto físico deve ser evitado, escrever sem tocar em nada, apenas por aproximação da mão ao sensor, ampliou o efeito mágico que os mais pequenos encontram nesta instalação.
 
Foi uma super experiência conviver com a ARBOR!
 
Vídeo de alguns dos momentos:
 

Árvores realizadas